Colaboração de:
José Manuel Barbosa (2000 /…), Armando Ferraz (2009 até 2016), Luís Lima (2010 até 2015), Marco Mendes (2010 até 2024), Nuno Sousa (2019-2020), Vítor Silva (2000 até 2025)
mais recentemente: Fábio Araújo (2021 /…)
José Manuel Barbosa (2000 /…), Armando Ferraz (2009 até 2016), Luís Lima (2010 até 2015), Marco Mendes (2010 até 2024), Nuno Sousa (2019-2020), Vítor Silva (2000 até 2025)
mais recentemente: Fábio Araújo (2021 /…)
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Se utilizar imagens aqui apresentadas deve indicar a fonte.
(autor do desenho e Desenho2FAUPBlogspot.com)
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Desenho do Real
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Os desenhos apresentados correspondem a exercícios com orientações específicas e tempos de execução distintos.
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Análise do real.
Representações e figurações de um lugar.
Os sistemas de representação e as figuras da concepção arquitectural. Campo, sujeito e representação. Instrumentos técnicos e pensamento visual.
Desenvolvimento das atitudes e das estratégias acerca das imagens a produzir. A natureza expressiva e compositiva das imagens. Noção de análise e de "levantamento" de um sítio. Estudo das relações existentes entre os modos do desenho e as diferentes estratégias de construção das imagens.
Os sistemas de representação e as figuras da concepção arquitectural. Campo, sujeito e representação. Instrumentos técnicos e pensamento visual.
Desenvolvimento das atitudes e das estratégias acerca das imagens a produzir. A natureza expressiva e compositiva das imagens. Noção de análise e de "levantamento" de um sítio. Estudo das relações existentes entre os modos do desenho e as diferentes estratégias de construção das imagens.
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Levantamento do espaço da FAUP
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+ exemplos ▷ PERSPECTIVA
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+ exemplos ▷ PLANTA e AXONOMETRIA
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+ exemplos ▷ PLANTA de MEMÓRIA
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+ exemplos ▷ PLANTA FAUP
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+ exemplos ▷ AXONOMETRIA
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+ exemplos ▷ PERSPECTIVA AÉREA
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+ exemplos ▷ ARTICULAÇÃO dos SISTEMAS de REPRESENTAÇÃO
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LEVANTAMENTO do "SÍTIO"
(o sítio e a envolvente)
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Levantamento do espaço da FAUP
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«Foi com base na aceitação do princípio metodológico de que o desenho é um instrumento privilegiado no processo de projetar em arquitetura que se fundamentou a pedagogia do projeto na chamada “Escola do Porto”. Foi isso que lhe conferiu sua especificidade mais vincada.» Alexandre Alves Costa
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Eliana Santos, A3, 2017 |
Inês Mateus, A4, 2017 |
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+ exemplos ▷ PLANTA e AXONOMETRIA
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José Pedro Azevedo, A3 |
Miguel Alves, A3, 2018 |
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«O desenho é o pensamento do arquitecto; é a imagem presente de um edifício futuro.
(...) O desenho é, pois, o princípio gerador da arquitectura; é a sua própria essência».
Henry Guédy..........................................................................................................................................................................
+ exemplos ▷ PLANTA de MEMÓRIA
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Susana Ribeiro, A3, 2012 |
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«É preciso ter o compasso nos olhos» Michelangelo Buonarroti.
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Gil Pereira, A3, 2008 |
Henrique Matiz, A3, 2012 |
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Gil Pereira, A3, 2008 |
Rita Furtado, A3, 2010 |
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«A maior das liberdades nasce do maior dos rigores» Paul Valéry..........................................................................................................................................................................
.+ exemplos ▷ PERSPECTIVA AÉREA
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Rita Furtado, A3, 2010 |
Manuel José, A3, 2008 |
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+ exemplos ▷ ARTICULAÇÃO dos SISTEMAS de REPRESENTAÇÃO
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Mónica da Silva, A3, 2005 |
Cláudia ..., A3, 2007 |
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.«Quando “Eu” apreendo o betão como sendo qualquer coisa fria e dura, “Eu” reconheço o corpo como sendo quente e macio. Deste modo, o corpo, na sua relação dinâmica com o mundo torna-se Shintai. O Shintai é um ser sensível que responde ao mundo»
Tadao Ando .«Quando “Eu” apreendo o betão como sendo qualquer coisa fria e dura, “Eu” reconheço o corpo como sendo quente e macio. Deste modo, o corpo, na sua relação dinâmica com o mundo torna-se Shintai. O Shintai é um ser sensível que responde ao mundo»
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LEVANTAMENTO do "SÍTIO"
(o sítio e a envolvente)
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exemplos ▷ ALFÂNDEGA
(parque da Alfândega)
2005-2006, 2007-2008, 2012-2013, 2017-2018
2005-2006, 2007-2008, 2012-2013, 2017-2018
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«Todos os nossos sentidos “pensam” e estruturam a nossa relação com o mundo, ainda que normalmente não sejamos conscientes desta atividade»
Juhani Pallasmaa
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exemplos ▷ BIBLIOTECA MUNICIPAL
(gaveto Av. Rodrigues de Freitas com a Rua Visconde de Bóbeda)
2002-2003, 2018-2019
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2002-2003, 2018-2019
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exemplos ▷ CAMPO 24 de AGOSTO
2015-2016
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2015-2016
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«O corpo reconstrói o mundo através da sua apropriação táctil da realidade»
Kenneth Frampton
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«O corpo reconstrói o mundo através da sua apropriação táctil da realidade»
Kenneth Frampton
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exemplos ▷ CARREGAL
2003-2004
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exemplos ▷ CARREGAL
2003-2004
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exemplos ▷ FOZ
(gaveto da rua Sr.ª da Luz com rua da Praia)
2008-2009
2008-2009
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exemplos ▷ MERCADO da SÉ
2009-2010, 2016-2017
2009-2010, 2016-2017
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exemplos ▷ PARQUE das CAMÉLIAS
2000-2001, 2020-2021
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exemplos ▷ PARQUE das VIRTUDES
2006-2007
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exemplos ▷ PARQUE das VIRTUDES
2006-2007
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exemplos ▷ PRAÇA de LISBOA
2004-2005, 2010-2011
2004-2005, 2010-2011
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exemplos ▷ SEMINÁRIO de VILAR
2013-2014
2013-2014
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exemplos ▷ TRINDADE
2014-2015, 2019-2020
exemplos ▷ TRINDADE
2014-2015, 2019-2020
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«Desenhar é equivalente a pensar. Alguns desenhos fazem-se com a mesma intenção com que se escreve: são notas que se tomam. Outros tentam resolver a execução de uma escultura em particular, ou imaginar como funcionaria. Existe um terceiro tipo, desenhos de representação de obras, que se realizam depois das mesmas, dando-lhes um novo enfoque. Todos eles possibilitam uma aproximação sistemática no trabalho, inclusive se amiúde forçam a sua lógica interna até ao absurdo.
(...) O primeiro tipo de desenhos pode-se chamar de conceptual: fixam a ideia. (...) Os desenhos podem descrever-se como modelos para uma concepção mental a que se dá corpo através do desenho».
Bruce Nauman
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«Álvaro Siza é um viajante que transporta todos os vírus, um banco de vírus dificilmente catalogável. A sua exposição a contaminação do lugar é voluntária, quando começa um projecto, faz tudo aquilo que o conduzirá a infetar-se sem remédio. Seguindo os costumes de Távora, passeia durante horas o território, detém-se para o desenhar, imagina potenciais alterações, recolhe amostras...»
Juan Luis Leyva
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