4. Des. de Comunicação

Os desenhos apresentados correspondem a aulas leccionadas por:
Armando Ferraz, José Manuel Barbosa, Luís Lima, Marco Mendes, 
Nuno Sousa, Vítor Silva
.
Se utilizar imagens aqui apresentadas deve indicar a fonte.
(autor do desenho e Desenho2FAUPBlogspot.com)
.
.
Desenho de Comunicação 

Os desenhos apresentados correspondem a exercícios com orientações específicas e tempos de execução distintos.  

Desenho de comunicação:
- economia e eficácia; composição e montagem. Intenção expressiva e exigência objectiva do desenho de arquitectura. Processos de composição final de imagens, no sentido de comunicar formal e expressivamente um projecto. 

.
........................................................................................................................................................
«Há uma questão que me interessa muito da poesia, é o rigor absoluto no emprego da linguagem, creio que há muitas afinidades entre o processo criativo do poeta e a forma de trabalhar em arquitetura, em ambas é necessário rigor, essencialidade, claridade de discurso, uma mistura de ideias rápidas, aparentemente espontâneas mas provenientes de um trabalho imenso»
Siza Vieira
.........................................................................................................................................................
.
Mariana Santos, A4, 2021-2022
Mariana Santos, A3, 2021-2022
Joel Osório, A3, 2021-2022












.
Rita Teixeira, A3, 2021-2022
Tomás Mota, A3, 2021-2022
Vítor Barros, A3, 2021-2022













.
Amanda Lucena, A3, 2021-2022
Anita Moutinho, A3, 2021-2022
Giovanna Oliveira, A3, 2021-2022












.
Carina Sousa, A3, 2020-2021
Pedro Ant. Almada, A3, 2020-2021
Pedro Ant. Almada, A1, 2020-2021












.
Ana Pontes, A3, 2020-2021
Bruna Pires, A2, 2020-2021
Daniela Neves, A2, 2020-2021












.
Paula Rêgo, 2020-2021
Paula Rêgo, A3, 2020-2021









.
Ricardo Bispo, A3, 2019-2020
Inês Guilherme, A3, 2019-2020












.
Catarina Coutinho, A3, 2018-2020
Carolina Morgado Pereira, A3, 2019-2020












.
Mafalda Pires, A3, 2019-2020
Mafalda Pires, A3, 2019-2020
Miguel Moreira Silva, A3, 2019-2020












.
Miguel Moreira Silva, A3, 2019-2020
Miguel Moreira Silva, A3, 2019-2020
Salomé Amaral, A3, 2019-2020










.
Salomé Amaral, A3, 2019-2020
Soraia Patrícia Reis, A4, 2019-2020
Soraia Patrícia Reis, A3, 2019-2020










.
Soraia Patrícia Reis, A3, 2019-2020
Soraia Patrícia Reis, A4, 2019-2020
Soraia Patrícia Reis, A4, 2019-2020












.
Soraia Patrícia Reis, A3, 2019-2020
Soraia Patrícia Reis, A3, 2019-2020
Daniel Baptista, A3, 2019-2020












.
Daniel Baptista, A3, 2019-2020
Jéssica Andrade, A3, 2019-2020
Jéssica Andrade, A3, 2019-2020












.
Ana Cláudia Costa, 2018-2019
Ana Cláudia Costa, A3, 2018-2019
Ana Cláudia Costa, A3, 2018-2019









.
Ana Pires, A3, 2018-2019
André Mendes, A3, 2018-2019
André Mendes, A3, 2018-2019












.
Mariana Araújo, A4, 2018-2019
Carolina Rodrigues, A3, 208-2019
Cristina Tasso de Sousa, A3, 2018-2019












.
Cristina Tasso de Sousa, A3, 2018-2019
Luís Filipe Carreno, A3, 2018-2019

Luís Filipe Carreno, A3, 2018-2019









.
Isabel Carneiro, A3, 2017-2018
Vasco Marcolin, A3, 2017-2018
Vasco Marcolin, A3, 2017-2018












.
Francisca Neves, A3, 2017-2018
Inês Salgueiro, A3, 2017-2018
Eliana Santos, A4, 2017-2018












.
Eliana Santos, A4, 2017-2018
Maria Eduarda Filipe, A5, 2017-2018
Ricardo Martins, A3, 2017-2018









.
.....................................................................................................................................................
«O pensamento do desenho capta através da singularidade dos seus processos, expressivos e técnicos, a distinção e a relação como pensamento. Daí que a plenitude do nome desenho se estruture na dupla categoria de objecto e conhecimento, ao mesmo tempo produção e produto, fenómeno sensível e inteligível, presença e “conceito”, definindo as categorias externas ao seu próprio modo de pensar.
Descrever ou definir o desenho nada explica da sua condição instrumental e expressiva. O desenho não é um instrumento de intervenção sobre o real, ou um instrumento operativo do projeto, sem ser ao mesmo tempo, a relação do real e o projeto da sua própria construção, a partir do qual se constitui a pretensão artística e não-artística das imagens».
Vítor Silva
.....................................................................................................................................................
.
.
Ricardo Melo, A3, 2017-2018
Joana Tomaz, A3, 2016-2017
Manuel Mota, A2, 2016-2017












.
Cláudia Duarte, A4, 2016-2017
Manuel Adrián Costa, A3, 2016-2017
Manuel Adrián Costa, A3, 2016-2017









.
Ricardo Alves, A2, 2016-2017
Patrícia Livramento, A4, 2016-2017
Patrícia Livramento, A3, 2016-2017









.
Raquel Lagoa, A3, 2015-2016
Vânia Costa, A2, 2015-2016
Vânia Costa, A3, 2015-2016












.
Damião Franco, A2, 2015-2016
Raquel Silva, A4, 2015-2016
Beatriz Nunes, A2, 2015-2016












.
Nuno Sarmento, A2, 2015-2016
Ricardo Rodrigues, A2, 2015-2016












.
.......................................................................................................................................................
«De facto, a vista perspética é, ao mesmo tempo, um desenho representativo e expressivo, enquanto ilustra com o maior rigor fiável o resultado figurativo formal do projeto arquitectónico; para além disso, esclarece – ou é capaz de esclarecer – quais são os aspectos do projeto aos que o autor trata de atribuir uma função hierarquicamente proeminente em relação a outros aspectos, para ele, menos interessantes».
Luigi Vagnetti
.......................................................................................................................................................
.
.
Nuno de Sousa, A3, 2015
Nuno de Sousa, A2, 2015
António Salgado, A2, 2015












.
Pedro Faustino, A3, 2015
Pedro Faustino, A2, 2015
Hugo Rebelo, A2, 2015












.
Raquel Matos, A3, 2015
Raquel Matos, A2, 2015









.
Ana Sofia Pinto, 2015
Ana Sofia Pinto, 2015
Ana Sofia Pinto, 15x15, 2015









.
Ana Sofia Pinto, 15x15, 2015
Sofia Martins, A3. 2015
Sofia Martins, A3, 2015












.
Sofia Martins, A3, 2015
Patrícia Costa, A3, 2015
Lucas Pereira, 2015









.
Liene Baptista, A3, 2015
Liene Baptista, A3, 2015
Liene Baptista, 2015









.
Liene Baptista, A3, 2015
Liene Baptista, 2015
Liene Baptista, A2, 2015












.
Liene Baptista, A3, 2015
Liene Baptista, A2, 2015












.
Federica Lentati, A3, 2015
Federica Lentati, A3, 2015
Federica Lentati, A2, 2015












.
Carolina Carvalho, A3, 2014
Amanda Conduto, A3, 2014
Joana Baeta, 2013-2014












.
..........................................................................................................................................................................
«o corpo humano, enquanto construção biológica, psicológica e cognitiva, é o gerador das coordenadas do espaço, das dimensões e ritmos do tempo da percepção. (...). O corpo movimenta-se, rompe a inércia, (re)conhece o espaço que o envolve nas percepções do seu sentir».
Alberto Carneiro
...........................................................................................................................................................................
.
Rui Fernandes, A2, 2013-2014
Laura Zhang, A2, 2013-2014
Laura Spezzoni, A3, 2013-2014












.
Eunice Soares, A2, 2013-2014
José Giro, 2013-2014
José Giro, A2, 2013-2014












.
Rodrigo Fonseca, A2, 2013-2014
Susana Ribeiro, 2012-2013
Susana Ribeiro, 2012-2013














.
Susana Ribeiro, A3, 2012-2013
A1, 2011
Francisco Pereira, A3, 2011














.
João Salsa, A3, 2011
João Salsa, A3, 2011
Eloi ..., A3, 2011











.
João Lago, A3, 2011
João Lago, A3, 2011
João Lago, A3, 2011











.
Ana Rita Fernandes, 2011
Ana Rita Fernandes, 2011
Ana Rita Fernandes, 2011














.
Rita Furtado, A3, 2011
Rita Furtado, A4, 2011
Miguel ..., A3, 2011

















.
André Cardoso, A1, 2010
A1, 2010
Tiago Barros, 2010














.
Chiara ..., 2010
A1, 2010
Sérgio Cruz, 2010














.
Ricardo Tomé, 2009/2010
Hugo Ferreira, A3, 2009
Hugo Ferreira, A2, 2009














.
Teresa Guedes, A2, 2009
Gustavo Costa, A4 e A3, 2009

Gustavo Costa, 2009














.
Manuel Almeida, 2009

A1, 2009
Artur Jorge, A1, 2009














.
João Sousa, A3, 2009
João Sousa, 2009
Ariana Marques, 2009














.
Manuel Almeida, 2009
Manuel Alemida, A3, 2009
Manuel Almeida, 2009














.
Ariana Marques, 2009
Francisca Teixeira, A4, 2009
Pedro Ferreira, A3, 2008














.
Catarina, A3, 2003-2004
Carlos Ribeiro, A3, 2007
Carlos Ribeiro, A3, 2007












.
A3, (?)
A3, (?)
Luís Jorge Soares, A3, (?)











.
Tiago Silva, A3, (?)
A3, (?)
Diana Afonso, A3, 2003-2004












.
Joana Magalhães, A3, 2003-2004
A4, (?)














.
A3, 2002-2003
A3, 2002-2003
A3, 2002-2003











.
.
.
.
.